Nós, do Colégio Benjamin Constant, estamos muito orgulhosos dos nossos alunos pelo desempenho e resultados aferidos nos exames de certificação de língua alemã IVA A2, DSD I e II.
Todos os alunos estão de parabéns pela certificação, pois atingiram uma pontuação significativa, demonstrando empenho, dedicação e comprometimento, levando-nos a acreditar cada vez mais em nossa missão de promover uma educação de qualidade e formação para nossos alunos, preparando-os para este mundo globalizado e promovendo a oportunidade de acesso a outras culturas.
Agradecemos e parabenizamos a todos os professores de Alemão, pela excelente preparação e formação desses alunos em todo o período escolar.
Apresentação de Dança Alemã Infantil e Tanzfreunde
No dia 06 de maio, os grupos de danças folclóricas alemãs infantil e Tanzfreunde realizaram lindas apresentações na Maifest promovida pelo Colégio Imperatriz Leopoldina, em comemoração ao centenário de sua fundação.
As crianças, sob a coordenação das professoras Paola e Silvia, realizaram cinco danças que emocionaram o público. Já o Grupo Tanzfreunde apresentou danças e integrações selecionadas pela professora de dança Suzete, na qual contagiou e animou o público presente.
Parabenizamos todos os alunos e os componentes do Tanzfreunde pelas maravilhosas apresentações e agradecemos ao CIL pelo convite em participarmos de um momento tão importante em sua história.
Como parte do projeto International Women’s Month os alunos do período complementar (3os, 4os e 5os anos), manhã e tarde, sob a orientação e supervisão da professora Rose de Inglês, desenvolveram um projeto intitulado I take my hat off to..., (Eu tiro meu chapéu para...).
A proposta foi homenagear três mulheres Afro-Americanas, que trabalharam na NASA durante a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética nos anos 1960, quebrando todo tipo de barreira e enfrentando bravamente o machismo e o preconceito racial da época. São elas: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Johnson.
O projeto foi dividido em quatro momentos:
- Introdução ao tema com uma roda de conversa. - Assistir ao filme Hidden Figures (Estrelas Além do Tempo). - Confecção de um chapéu (hat), contendo informações e foto das homenageadas. - Atividade com vocabulário que despertou o interesse das crianças como: nave espacial, foguete, missão para a Lua, mentes brilhantes entre outras e conectar a descrição aos nomes das três mulheres em destaque.
Esta atividade despertou nos alunos grande interesse pelo conhecimento, pela pesquisa e pelo olhar, possibilitando a liberdade de pensamento e aprendizado de um modo diferente.
Os alunos do 6º ano B do Ensino Fundamental, sob orientação da professora de História, Mayara Antunes, desenvolveram inúmeras práticas em sala de aula durante as aulas de ASA (Aprendizagem Socioemocional e Acadêmica) sobre o tema "Brinque, mas não com a saúde", sugerido pelo material didático da plataforma Geekie One. As turmas tiveram a oportunidade aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema de recompensa do cérebro, o uso demasiado de celular e como a tecnologia pode e deve ser um aliado na saúde.
Ao abordar o Combate ao Sedentarismo, os alunos foram para um espaço fora da sala de aula, movimentar o corpo costurando os temas com a prática ativa. Participaram de um "Jogo da Velha Humano" no qual cada um dos alunos deveria correr até a professora e o que chegasse primeiro responderia uma pergunta sobre os temas abordados em sala. Caso acertasse, o time escolheria um amigo para se posicionar nos bambolês e tentar "fazer a velha".
Depois, para desacelerar, brincaram de “pato-pato-ganso” e finalizaram com uma atividade de relaxamento e de extravasamento de energia para poderem voltar para a sala.
As aulas do componente curricular ASA proporcionam aos alunos a oportunidade de reflexão e análise sobre assuntos cotidianos, bem como protagonizar discussões, trazer ideias e pontos de vista do jovem e colocar em prática em aulas dinâmicas e com metodologias ativas.
Visando uma melhor interação entre os alunos e a utilização do espaço escolar, organizamos, no horário de recreio dos alunos dos 3os aos 5os anos do Ensino Fundamental, o Projeto Recreio Divertido.
Durante os meses de março e abril, nas as aulas de Artes, os alunos confeccionaram brinquedos utilizando sucata como: latas de leite, garrafas pet, tampinha de garrafa, entre outros, estimulando a criatividade das crianças e despertando para a consciência ecológica.
Pensando na importância do brincar e na valorização do meio ambiente, cada sala confeccionou um jogo diferente como telefone com fio, jogos das argolas e das cores, boliche, e muito mais, reutilizando diferentes materiais.
A brincadeira e o jogo ajudam a criança na sua autoestima, interação social, cooperação, habilidade de dialogar, tomar decisões em conjunto, respeito às regras, além de ser importante na área cognitiva, socioafetiva e motora.
O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma convivência saudável, tornando o espaço escolar mais prazeroso.
De 12 a 19 de abril, o Colégio Benjamin Constant participou da 7ª edição da Semana da Língua Alemã, organizada pelas embaixadas da Alemanha, Bélgica, Áustria, Luxemburgo e Suíça
A equipe Daf (Deutsch als Fremdsprache) do Benja promoveu diversos eventos como worskshop de culinária, que realizou a deliciosa receita de Streuselkuchen de maçã e de banana, três dias de cardápio especial com comida típica na cantina, visita de ex-alunos, palestras informativas, narração de histórias, concursos de leitura e soletrar, e muito mais.
O que o alemão tem de tão especial?
Aproximadamente de 130 milhões de pessoas no mundo falam alemão como língua materna ou segunda língua, e aqui no Brasil o idioma também é amplamente difundido.
Durante a Semana da Língua Alemã, os alunos dos 3ºs e 6ºs anos do Ensino Fundamental participaram de um Concurso de Soletrar – “Buchstabierwettbewerb”. Os alunos dos 3ºs anos treinaram o alfabeto e soletraram palavras conhecidas com muita dedicação. Os alunos dos 6ºs anos receberam o desafio de soletrar diversas palavras sem ler. A cada etapa da competição, as palavras ficavam mais difíceis. Na rodada final, os primeiros colocados foram premiados. Esta atividade teve como objetivo desafiar os alunos em seus conhecimentos de ortografia e concentração durante o jogo, prepará-los para novos desafios e novos aprendizados, além de incentivar o aprendizado da língua alemã. Parabéns aos participantes!
Troca de Cartas em Alemão
3
4
6
Cil
Concurso de Leitura
6
7
8
9
10
11
12
13
Os alunos dos 7ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental participaram do Concurso de Leitura. Os alunos fizeram a leitura de diversos textos em alemão, no quais foram escolhidos pela Coordenadora de Alemão Raquel Fernandes.
Para essa apresentação, foi formada uma banca avaliadora, composta por: Magda Von Galen, Peter Neufeuld e Lars Ratto (ex diretora, presidente e aluno do Ensino Médio), que observaram os seguintes critérios: fluência da leitura, ritmo e expressividade.
A cada etapa da competição, textos ficavam mais difíceis. Na rodada final, os primeiros colocados foram premiados.
Parabéns aos participantes!
Painel de corações com frases gern, aber nicht gern
2
3
4
5
6
7
Visita da bibliotecária do Goethe
2
3
4
5
Contação de Histórias - 2ºs anos
Encerramento Semana da Lingua Alemã
Whats App Image 2023 05 10 At 07 27 50
Informações e cultura sobre a Alemanha para os alunos novos de 2023 dos 6os anos
Para encerrarmos a Semana de Língua Alemã os alunos novos de 2023 dos 6os anos participaram de estações com informações e tarefas sobre Alemanha, sob orientação da professora de Alemão Frau Fischer. No rol das atividades foram oferecidas: puzzle do mapa da Alemanha, quiz com perguntas de conhecimentos gerais, jogo da memória com o nome e brasão de cada estado alemão, competição de perguntas e respostas.
Aos alunos foram transmitidas informações e cultura sobre a Alemanha, um dos objetivos propostos para essa semana.