Quem Somos

Em 2024, o Colégio Benjamin Constant comemora 123 anos de história, tradição, inovações, desafios e conquistas, formando alunos e buscando desenvolvimentos de suas habilidades para que seja capaz de interagir com o mundo e a sociedade de forma crítica e consciente.

O Colégio foi fundado em 06 de janeiro de 1901, pela força de vontade e iniciativa de um grupo de imigrantes alemães que acreditavam em uma Educação de qualidade para seus filhos, atrelada a sua cultura de origem, e desde então, desenvolve ações para preservar, resgatar e perenizar a cultura alemã.

Mantendo a tradição alemã, oferece o idioma alemão como a primeira língua estrangeira a ser ensinada, desde o Jardim (Educação Infantil) até o Ensino Médio. Os alunos são preparados para os exames de certificação de proficiência da língua, nos níveis A1, A2, B1, B2 e C1. Todos os anos o colégio programa uma viagem à Alemanha para que nossos alunos possam ter mais contato com a língua e a cultura deste país.

Alinhado às necessidades de um mundo globalizado e firme em seu propósito de preparar alunos capazes para enfrentar os novos desafios da época atual, além do alemão, o Colégio oferece a oportunidade de conquistarem os diplomas como em língua inglesa (Cambridge English Qualifications) e em língua espanhola (DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira).

São 123 anos na busca constante pela excelência educacional, no respeito às diferenças e no compromisso com a sustentabilidade, conta com uma filosofi­a educacional integradora, fortalecendo e valorizando os laços das relações família e escola.

Obrigado a você que faz, fez e sempre fará parte da história da família Benjamin.

Missão

Promover ao educando uma formação multicultural, através da aquisição dos diferentes saberes, utilizando-os para intervir no mundo que o cerca.

Visão

Tornar-se um centro de referência educacional, que acolhe e prepara integralmente pessoas para um mundo em constante transformação.

• Busca pela excelência
  • Valorização das relações família e escola
  • Respeito às diferenças
  • Compromisso com a responsabilidade social

Estrutura Organizacional

Direção Pedagógica

• Eduardo Alcober

Coordenação Pedagógica

• Educação Infantil
    Coordenadora: Maria Célia Luque
    Assessora Pedagógica: Márcia Reis

• Ensino Fundamental (1ºs e 2ºs anos)
    Coordenadora: Maria Célia Luque
    Assessora Pedagógica: Maria Cecília Leitão

• Ensino Fundamental (3ºs aos 5ºs anos)
    Coordenadora: Paula Kuchkarian
    Auxiliar de Coordenação: Hidrys Kern Torres de Souza

• Ensino Fundamental (6ºs aos 9ºs anos)
    Coordenadora: Thiago Rennó

Associado: Franz Fossl

Hinos

Hino do Brasil

Ouviram do Ipiranga as margens plácidasDe um povo heróico o brado retumbante,E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdadeConseguimos conquistar com braço forte,Em teu seio, ó Liberdade,Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!Brasil, um sonho intenso, um raio vívidoDe amor e de esperança à terra desce,Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.Gigante pela própria natureza,És belo, és forte, impávido colosso,E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada, Entre outras mil,És tu, Brasil, Ó Pátria amada!Dos filhos deste solo és mãe gentil,Pátria amada, Brasil!
Deitado eternamente em berço esplêndido,Ao som do mar e à luz do céu profundo,Fulguras, ó Brasil, florão da América,Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garridaTeus risonhos, lindos campos têm mais flores;"Nossos bosques têm mais vida","Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!Brasil, de amor eterno seja símboloO lábaro que ostentas estrelado,E diga o verde-louro desta flâmula
Paz no futuro e glória no passado.Mas, se ergues da justiça a clava forte,Verás que um filho teu não foge à luta,Nem teme, quem te adora, a própria morte!
Terra adorada Entre outras mil,És tu, Brasil, Ó Pátria amada!Dos filhos deste solo és mãe gentil,Pátria amada, Brasil!

Hino do Colégio

Letra e Música: Profa. Darcy Weiss

Eu sou estudante
Aluno do Benjamin
Trabalhando vou avante à minha luta sem fim
Aos mestres minha gratidão
Que com amor, paciência e dedicação
Preparam meu futuro
Pra ser alegre e seguro
Benjamin Constant, escola de valor
Quero que todos cantem
E estudem com amor

Hino da Alemanha

Einigkeit und Recht und Freiheit
Für das deutsche Vaterland!

Danach lasst uns alle streben
Brüderlich mit Herz und Hand!

Einigkeit und Recht und Freiheit
Sind des Glückes Unterpfand:
Blüh' im Glanze dieses Glückes
Blühe, deutsches Vaterland!