Ensino Fundamental

Respeito ao desenvolvimento cognitivo, psicológico e social dos alunos.

No Ensino Fundamental, acreditamos na apropriação coletiva do conhecimento, questionando a realidade, formulando problemas e estudando soluções a fim de resolvê-los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, priorizando procedimentos e verificando sua adequação.

Os fundamentos do processo de ensino e de aprendizagem baseiam-se na constante atuação e intervenção pedagógica para que o desenvolvimento de habilidades, competências e conteúdos, que são necessários para a vida em sociedade, possam ser construídos e sistematizados de forma significativa. Assim sendo, composto por 9 anos, nesse segmento, elaboram-se projetos pedagógicos gradativos, respeitando cada fase do desenvolvimento cognitivo, psicológico e social dos alunos.

O objetivo do Colégio Benjamin Constant é desenvolver nos alunos desta faixa etária habilidades de pensamento que favoreçam a sua formação e os capacitem para serem críticos e participativos. Na formação dos nossos alunos, enfatizamos o convívio social e ético, a educação ambiental, a saúde pessoal e coletiva e a valorização à vida. São desenvolvidos Estudos do Meio e há uma programação de Viagem de Estudos à Alemanha (a partir do 8º ano).

O Colégio Benjamin Constant desenvolve projetos na área socioemocional e oferece um trabalho de Orientação Profissional para alunos dos 9ºs anos

Ensino Fundamental

Além das disciplinas do núcleo comum, também são oferecidos:

Estudos do Meio
Olimpíadas de Matemática/Física/Biologia
Atividades Culturais e Esportivas
Orientação Profissional (9º Ano)

Horários:

Período da manhã:
7h15 às 12h10 (1º ao 5º anos) 12h55 (6º ao 9º ano)
Período da tarde:
13h10 às 18h05 (1º ao 5º anos) 18h50 (6º ao 9º ano)

Criatividade, pensamento lógico e intuição.