Educação Socioemocional - Programa LIV

A educação socioemocional é essencial para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, promovendo habilidades que vão além do aspecto cognitivo. Ela foca no aprendizado e na capacidade de lidar consigo mesmo e com a sociedade, preparando os alunos para enfrentar desafios com autoconfiança e empatia.

No Colégio Benjamin Constant, a educação socioemocional é uma parte fundamental do nosso currículo. Desde 2020, desenvolvemos as aulas de  de A.S.A. (Aprendizagem Socioemocional e Acadêmica) do 6º ao 9º ano. A partir de 2024, expandimos o projeto para incluir as turmas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, com uma aula semanal. Para enriquecer essas aulas, adotamos o material do Programa LIV (Laboratório Inteligência de Vida).

O Programa LIV oferece atividades adaptadas para cada faixa etária, promovendo uma abordagem dinâmica e interativa que desenvolve a escuta ativa. Ele visa impactar positivamente toda a comunidade escolar – alunos, famílias e equipe pedagógica. Além do livro do estudante, o LIV disponibiliza materiais coletivos para cada turma, suporte contínuo à equipe pedagógica e um aplicativo para os responsáveis.

Detalhes do Programa por Faixa Etária:

• 3º Ano: O foco é o conceito de Inteligência Emocional, conforme o psicólogo Daniel Goleman. Através de histórias e da personagem exclusiva Fernanda, os alunos aprendem a entender sentimentos complexos e exploram os quatro pilares da teoria: autoconhecimento, autorregulação, empatia e relacionamento.
  • 4º e 5º Anos: É introduzido  projetos e jogos colaborativos exclusivos. Através da gamificação e do protagonismo dos alunos, são estimuladas o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como comunicação, criatividade e colaboração.
  • 6º ao 9º Anos: Durante a adolescência, nossos alunos passam por várias transformações. Utilizamos projetos, dinâmicas e séries audiovisuais para conectar com suas vivências e ajudá-los a desenvolver habilidades como pensamento crítico, perseverança, proatividade, colaboração, comunicação e criatividade.

LIV para as Famílias

O Programa LIV também oferece recursos para apoiar as famílias no desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Saiba mais em LIV para as Famílias.

Colégio Benjamin Constant: Comprometidos com um desenvolvimento integral e enriquecedor para nossos alunos.