Estudo Universitário na Alemanha
Desde 2016, os alunos do Colégio Benjamin Constant, uma escola DSD, podem realizar exames de admissão dos Studienkollegs de Marburg, Darmstadt, Halle e outras no próprio Colégio sem a necessidade de viajar à Alemanha para o processo de seleção.
Formas de acesso ao Ensino Superior Alemão
- Por meio do Abitur ou IB (prova de bacharelado internacional)
- Cursando o Studienkolleg
- Através de transferência de crédito após um ano de graduação no Brasil
Os alunos do CBC podem acessar o ensino superior na Alemanha via Studienkollegs.
Informações sobre o acesso ao Studienkolleg
O que são Studienkollegs?
Studienkollegs são escolas preparatórias para o ensino superior e oferecem ao estudante estrangeiro aulas de aperfeiçoamento na Língua Alemã e em conteúdos específicos da área de estudo de seu interesse.
Há quatro formas básicas:
M-Kurs – curso preparatório para Medicina e áreas correlatas
S/G-Kurs – curso preparatório com foco em Humanidades, Germanísticas e Línguas Estrangeiras
T-Kurs – curso preparatório para a graduação nas áreas de Ciências da Engenharia e Tecnologia
W-Kurs – curso preparatório para os cursos de Ciências Econômicas
Como ingressar em um Studienkolleg?
Antes de prestar a prova de admissão, o aluno precisa comprovar conhecimentos de alemão através de uma prova de proficiência nível B1 ou B2/C1. É importante ressaltar que alguns Studienkollegs exigem o nível C1. Os alunos do Colégio Benjamin Constant podem participar dos exames de proficiência no Ensino Médio.
O estudante precisa decidir em qual área do conhecimento irá se especializar. Um aluno que pretende fazer seu curso superior na área de Biologia, por exemplo, deve fazer a prova de admissão do M-Kurs, composta de testes de língua alemã e matemática em alemão.
O aluno deve formalizar em setembro seu interesse à Coordenação de Alemão. O aluno é responsável pela inscrição na plataforma uni-assist.de . As provas de admissão acontecem na primeira quinzena de outubro.
Os alunos aprovados no Studienkolleg sem cidadania europeia devem comprovar a abertura de uma conta bloqueada na Alemanha com um saldo de 8640 euros. Essa conta permite o saque de 720 euros mensais, o que seria a comprovação de meios financeiros suficientes para a vida de um estudante na Alemanha. Além disso, devem preparar a documentação e assim como sua tradução juramentada para a matrícula.
Ingresso no Ensino Superior na Alemanha após o Studienkolleg
Ao final do curso preparatório, o estudante realiza a Feststellungsprüfung, avaliação que vale como substitutivo do Abitur. À essa nota é somada a média de todas as médias anuais alcançadas durante os 3 anos do Ensino Médio.
Nota final = Feststellungsprüfung + Média do Ensino Médio Colégio Benjamin Constant / 2
Depois do Studienkolleg, o aluno pode participar dos processos de seleção de todas as universidades alemãs, não apenas da instituição em que estudou.
Exames de admissão para Studienkollegs
- Em março, para o semestre de inverno.
- Em outubro, para o semestre de verão.