Estudo Universitário na Alemanha

Desde 2016, os alunos do Colégio Benjamin Constant, uma escola DSD, podem realizar exames de admissão dos Studienkollegs de Marburg, Darmstadt, Halle e outras no próprio Colégio sem a necessidade de viajar à Alemanha para o processo de seleção.

Formas de acesso ao Ensino Superior Alemão

1. Por meio do Abitur ou IB (prova de bacharelado internacional)
  2. Cursando o Studienkolleg
  3. Através de transferência de crédito após um ano de graduação no Brasil

Os alunos do CBC podem acessar o ensino superior na Alemanha via Studienkollegs.

Informações sobre o acesso ao Studienkolleg

O que são Studienkollegs?

Studienkollegs são escolas preparatórias para o ensino superior e oferecem ao estudante estrangeiro aulas de aperfeiçoamento na Língua Alemã e em conteúdos específicos da área de estudo de seu interesse.

Há quatro formas básicas:

M-Kurs – curso preparatório para Medicina e áreas correlatas

S/G-Kurs – curso preparatório com foco em Humanidades, Germanísticas e Línguas Estrangeiras

T-Kurs – curso preparatório para a graduação nas áreas de Ciências da Engenharia e Tecnologia

W-Kurs – curso preparatório para os cursos de Ciências Econômicas

Como ingressar em um Studienkolleg?

• Antes de prestar a prova de admissão, o aluno precisa comprovar conhecimentos de alemão através de uma prova de proficiência nível B1 ou B2/C1. É importante ressaltar que alguns Studienkollegs exigem o nível C1. Os alunos do Colégio Benjamin Constant podem participar dos exames de proficiência no Ensino Médio.

• O estudante precisa decidir em qual área do conhecimento irá se especializar. Um aluno que pretende fazer seu curso superior na área de Biologia, por exemplo, deve fazer a prova de admissão do M-Kurs, composta de testes de língua alemã e matemática em alemão.

• O aluno deve formalizar em setembro seu interesse à Coordenação de Alemão. O aluno é responsável pela inscrição na plataforma uni-assist.de . As provas de admissão acontecem na primeira quinzena de outubro.

• Os alunos aprovados no Studienkolleg sem cidadania europeia devem comprovar a abertura de uma conta bloqueada na Alemanha com um saldo de 8640 euros. Essa conta permite o saque de 720 euros mensais, o que seria a comprovação de meios financeiros suficientes para a vida de um estudante na Alemanha. Além disso, devem preparar a documentação e assim como sua tradução juramentada para a matrícula.

Ingresso no Ensino Superior na Alemanha após o Studienkolleg

Ao final do curso preparatório, o estudante realiza a Feststellungsprüfung, avaliação que vale como substitutivo do Abitur. À essa nota é somada a média de todas as médias anuais alcançadas durante os 3 anos do Ensino Médio.

Nota final = Feststellungsprüfung + Média do Ensino Médio Colégio Benjamin Constant / 2

Depois do Studienkolleg, o aluno pode participar dos processos de seleção de todas as universidades alemãs, não apenas da instituição em que estudou.

Exames de admissão para Studienkollegs

Os exames são oferecidos duas vezes por ano:
  • Em março, para o semestre de inverno.
  • Em outubro, para o semestre de verão.

Dúvidas?