Combate ao Sedentarismo

Os alunos do 6º ano B do Ensino Fundamental, sob orientação da professora de História, Mayara Antunes, desenvolveram inúmeras práticas em sala de aula durante as aulas de ASA (Aprendizagem Socioemocional e Acadêmica) sobre o tema "Brinque, mas não com a saúde", sugerido pelo material didático da plataforma Geekie One. As turmas tiveram a oportunidade aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema de recompensa do cérebro, o uso demasiado de celular e como a tecnologia pode e deve ser um aliado na saúde.

Ao abordar o Combate ao Sedentarismo, os alunos foram para um espaço fora da sala de aula, movimentar o corpo costurando os temas com a prática ativa. Participaram de um "Jogo da Velha Humano" no qual cada um dos alunos deveria correr até a professora e o que chegasse primeiro responderia uma pergunta sobre os temas abordados em sala. Caso acertasse, o time escolheria um amigo para se posicionar nos bambolês e tentar "fazer a velha".

Depois, para desacelerar, brincaram de “pato-pato-ganso” e finalizaram com uma atividade de relaxamento e de extravasamento de energia para poderem voltar para a sala.

As aulas do componente curricular ASA proporcionam aos alunos a oportunidade de reflexão e análise sobre assuntos cotidianos, bem como protagonizar discussões, trazer ideias e pontos de vista do jovem e colocar em prática em aulas dinâmicas e com metodologias ativas.