I Take My Hat Off To...

Como parte do projeto International Women’s Month os alunos do período complementar (3os, 4os e 5os anos), manhã e tarde, sob a orientação e supervisão da professora Rose de Inglês, desenvolveram um projeto intitulado I take my hat off to..., (Eu tiro meu chapéu para...).

A proposta foi homenagear três mulheres Afro-Americanas, que trabalharam na NASA durante a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética nos anos 1960, quebrando todo tipo de barreira e enfrentando bravamente o machismo e o preconceito racial da época. São elas: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Johnson.

O projeto foi dividido em quatro momentos:

- Introdução ao tema com uma roda de conversa.
- Assistir ao filme Hidden Figures (Estrelas Além do Tempo).
- Confecção de um chapéu (hat), contendo informações e foto das homenageadas.
- Atividade com vocabulário que despertou o interesse das crianças como: nave espacial, foguete, missão para a Lua, mentes brilhantes entre outras e conectar a descrição aos nomes das três mulheres em destaque.

Esta atividade despertou nos alunos grande interesse pelo conhecimento, pela pesquisa e pelo olhar, possibilitando a liberdade de pensamento e aprendizado de um modo diferente.