Certificações

O Colégio Benjamin Constant , atendendo às necessidades de um mundo globalizado e firme em seu propósito de preparar alunos capazes para enfrentar os novos desafios da época atual, oferece a oportunidade de conquistarem diplomas tanto em língua alemã (DSD I e II) como em língua inglesa ( Cambridge English Qualifications ).

Esse é um grande diferencial do nosso Colégio, pois os certificados são reconhecidos e valorizados por universidades e empresas no exterior permitindo aos nossos alunos uma carreira acadêmica e profissional em outro país.

Certificações de Língua Alemã – Deutsches Sprachdiplom

O Colégio Benjamin Constant orgulha-se em ser centro autorizado de aplicação dos exames de proficiência em Língua Alemã, supervisionado pelo Departamento Central do Governo do Alemão para o Ensino no Exterior ( ZfA ). Nossos alunos podem obter o Deutsches Sprachdiplom (DSD) , um diploma de proficiência emitido pela Conferência dos Ministros da Educação e Cultura da Alemanha.

Os exames são aplicados por nível de competência linguística seguindo os padrões do *Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR) e avaliam a compreensão de texto e audição, redação e oralidade. As provas de níveis A2 /B1 e B2/C1 são gratuitas e de validade indeterminada. Também são requisitos para frequentar o Studienkolleg e abrir portas para o ensino superior na Alemanha.

Exames

As provas de proficiência em Língua Alemã são oferecidas no Colégio Benjamin Constant desde o nível básico ao nível mais avançado. As provas são realizadas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com o desempenho dos alunos em sala e em simulados realizados no decorrer do processo de aprendizagem.

Iva A1

Essa prova tem como público alvo crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental. Um aluno que alcança o nível A1 consegue compreender e formular frases simples, perguntar e responder questões pessoais.

Iva A2

Essa prova é realizada por turmas do 8os e 9os anos do Ensino Fundamental e comprova que o aluno consegue comunicar-se em rotineiras simples e sobre assuntos conhecidos.

DSD I (A2/B1)

Essa prova é realizada por alunos a partir da 1ª série do Ensino Médio. Testa a capacidade do aluno expressar-se de forma coerente sobre áreas de interesse pessoal. No nível B1 o aluno demonstra ser capaz de argumentar e explicar seus sonhos, expectativas, planos para o futuro e pontos de vista. É pré-requisito para admissão nos Studienkollegs alemães.

DSD II (B2/C1)

Essa prova, aplicada nas séries finais do Ensino Médio, abrange dois níveis de proficiência: B2 e C1. A obtenção do diploma comprova que o aluno é capaz de compreender textos complexos, discursar sobre temas abstratos, comunicar-se de forma fluente e expor seu ponto de vista de forma argumentativa a respeito de temas controversos. É pré-requisito para admissão nos Studienkollegs e universidades alemãs.

Certificações de Língua Inglesa – Cambridge English Qualifications

O Colégio Benjamin oferece cursos preparatórios para os exames de Cambridge English Qualifications, desenvolvidos pela prestigiada University of Cambridge, e obtenção de certificados de língua inglesa.

Os exames de Cambridge são, por seu reconhecimento mundial, uma oportunidade de formação continuada para nossos alunos e os cursos preparatórios para tais exames são excelentes treinamentos para desenvolver habilidades e estratégias que ultrapassam as barreiras da língua estrangeira.

As provas são aplicadas por nível e avaliam as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, audição e fala. Os níveis seguem os padrões do *Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR).

Desde 2017, temos 100% de aprovação dos alunos nos exames nos três níveis de proficiência: PET, FCE e CAE. Motivo de muito orgulho para nós.

O Colégio oferece gratuitamente aulas preparatórias para os exames de Cambridge para alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental. Devido às especificidades do curso, as vagas para frequentarem essas aulas são limitadas, portanto, é realizado um Simulado Classificatório cujo resultado determinará quais alunos participarão.

A classificação se dará de acordo com os seguintes critérios:

• alunos que atingirem de 40% a 59% da pontuação total serão convidados a participar das aulas preparatórias para a obtenção do diploma B1 (Preliminary for schools);
  • alunos que atingirem de 60% a 89% da pontuação total serão convidados a participar das aulas preparatórias para a obtenção do diploma B2 (First for schools);
  • alunos que atingirem 90% ou mais da pontuação total serão convidados a participar das aulas preparatórias para a obtenção do diploma C1 (Certificate of Advanced English) - para isso será exigido o diploma anterior.

Casos especiais serão analisados individualmente.

Alunos que já têm os certificados anteriores terão que passar pela mesma classificação de pontos, sendo obrigatória a apresentação do “Statement of result” (Certificado emitido por Cambridge).

Os cursos preparatórios oferecidos pelo Colégio têm se provado de grande valia para a aprovação em nos exames de proficiência. Trata-se de uma oportunidade aos alunos que estejam dispostos a participar das aulas com muito empenho e dedicação.