Projeto Profissões - Período Complementar

Durante o mês de junho, os alunos dos 1ºs e 2ºs anos do período complementar desenvolveram o Projeto Profissões.

Conforme os pequenos vão crescendo e compreendendo o mundo à sua volta, eles passam a imitar os gestos e ações dos adultos. Seja nas brincadeiras ou na forma de se portar, faz parte do processo de aprendizagem copiar aquilo que se vê e vive. Com o universo do trabalho e das profissões, isso não seria diferente.

Assim que as crianças se dão conta da existência dos diferentes ofícios e profissões, elas passam a inserir essa percepção em suas atividades recreativas. Isso leva os pequenos a reproduzirem os afazeres de um determinado profissional em suas brincadeiras: um exemplo é quando brincam de escolinha e imitam sua própria professora.

Por mais distante que o universo do trabalho esteja dos pequenos, e que eles ainda tenham muitas coisas para descobrir e aprender até escolher a profissão que irão seguir na vida adulta, falar dos tipos de ocupação com as crianças é de extrema importância para a formação e vai ajudá-los a entender melhor a sociedade em que estão inseridos.

Os alunos, orientados pelas professoras responsáveis, tiveram conhecimento da diversidade de profissões, da construção sobre o mercado de trabalho e das competências necessárias para o desenvolvimento profissional.

Alguns profissionais da escola foram entrevistados pelos próprios alunos, que explicaram sobre suas ocupações e funções no dia a dia de trabalho.

Por meio deste projeto, os alunos compreenderam como as diferentes profissões contribuem para a sociedade, permitindo identificar e entender qual será a escolha que desejam fazer para o futuro.

Foi um projeto enriquecedor e de bastante aprendizado.