Política e Cidadania na Prática
Ao longo deste projeto, nossos alunos dos 1º e 2º anos, tiveram a oportunidade de aprender, de forma lúdica e significativa, sobre política, cidadania e eleições.
Conversamos sobre o que significa ser um cidadão, refletindo sobre direitos e deveres, a importância da participação na sociedade e o respeito ao próximo.
Também aprenderam sobre o voto, compreendendo para que ele serve e como, por meio dele, podemos participar de escolhas importantes. Discutimos ainda sobre o significado de eleger alguém, além da importância de respeitar os diferentes candidatos, suas propostas e as escolhas dos eleitores.
Como forma de colocar esses conhecimentos em prática, os alunos dos 2º anos foram convidados a criar suas próprias campanhas eleitorais, apresentando propostas de melhorias para a escola. Cada grupo elaborou suas ideias e apresentou suas propostas aos alunos dos 1º anos, que participaram do processo eleitoral realizando seus votos.
No dia seguinte, realizamos a apuração dos votos, proporcionando às crianças uma experiência concreta de como funciona uma eleição e, ao final, anunciamos os grupos vencedores.
Mais do que conhecer conceitos, essa experiência possibilitou que nossos alunos vivenciassem, de maneira divertida e educativa, valores essenciais para a vida em sociedade, como participação, responsabilidade, respeito, diálogo e cidadania.
Foi uma experiência muito especial, que mostrou às crianças que cada voz e cada escolha podem fazer a diferença!