Maquetes de Ruas

Os alunos dos 3os anos do Ensino Fundamental construíram, durante as aulas de História e Geografia, maquetes de ruas e bairros, identificando as diferença e semelhanças de lugares de suas vivências como: casa, escola, praça, entre outros.

O projeto teve como objetivo principal, fazer com que os alunos compreendessem o espaço tridimensional representados por eles, estabelecendo diferenças entre o bidimensional do mapa e as dimensões de uma maquete, além de desenvolver as noções de proporção, orientação, localização e percepção. Também, permitiu que os alunos manipulassem objetos e criassem cenários.

Os alunos aprenderam que o bairro é uma produção social. São as ações humanas que modificam os lugares e as ruas nos ajudam a nos deslocar pelas cidades. É importante também saber que as ruas recebem nomes diferentes, pois isso ajuda na sua localização.