Inauguração do Prédio do Ensino Médio e do Mural Artístico

Na noite de 12 de abril, a comunidade escolar do Colégio Benjamin Constant e convidados se reuniram para celebrar a inauguração oficial do novo prédio do Ensino Médio. Esse evento configura  um momento histórico para a instituição de mais uma conquista em seus 123 anos de existência e, também,   prestar homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, remontando às origens de sua fundação.

Após a  execução do Hino Nacional Brasileiro e  do Hino da Alemanha  pelo coral infanto-juvenil do Colégio - “Herdenchor”, o presidente da Associação Escolar Benjamin Constant, Sr. Peter Michael Neufeld, cumprimentou todos os convidados e discursou sobre o momento de conquista vivido pela instituição. Em seguida, todos puderam ouvir as palavras da Cônsul Geral da Alemanha, Sra. Martina Hackelberg, e as do Secretário Municipal da Educação da Cidade de São Paulo, Sr. Fernando Padula Novaes. Marcaram presença no evento membros do Consulado, a Coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Subprefeita Interina da Vila Mariana, Sra. Maria Auxiliadora Salvador, CEO e Diretor Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Sr.  José Marcelo Amatusi de Oliveiras e Dr. Roberto Tadeu Barcellos Betti, membros da Associação Escolar Benjamin Constant, Direção e Coordenação Pedagógica, professores, colaboradores do colégio e representantes da comunidade alemã, além de líderes educacionais de escolas parceiras, como Colégio Imperatriz Leopoldina, Colégio Humboldt e Colégio Visconde de Porto Seguro.

Um dos momentos significativos foi a inauguração do mural que celebra a fusão entre a cultura brasileira e alemã, em homenagem ao Bicentenário da imigração alemã no Brasil. A obra, intitulada “Caminhos do Saber - Entre o Passado e o Futuro”, criada pelo artista João Cobra “Nove” da Digital Orgânico, retrata uma mulher sobre uma pilha de livros, símbolo do conhecimento, cercada por plantas coloridas que representam a diversidade  e a união entre as duas culturas. O pássaro empolgado pousado em sua cabeça simboliza a conexão entre a busca pelo conhecimento e liberdade de pensamento, enquanto a ampulheta remete à importância de valorizar o passado, viver o presente e construir o futuro.

O novo prédio, que reflete o compromisso da escola com a excelência educacional, foi o destaque da noite. Os presentes exploraram as modernas instalações, com salas de aula equipadas com tecnologias de ponta e espaços de convivência projetados para oferecer um ambiente propício ao aprendizado e à criatividade.

O evento foi uma oportunidade de reunir membros da comunidade escolar e alemã, autoridades e representantes do setor educacional e amigos para celebrarmos estes dois grandes acontecimentos, compartilharmos pensamentos e vivenciarmos um pouco mais da cultura alemã, através de sua música e de sua culinária. À medida que a noite avançava e os convidados se despediam, ficava evidente que aquela cerimônia seria lembrada por muito tempo.