Futebol de Tampinhas

Os alunos dos 3os anos do Ensino Fundamental realizaram uma atividade muito divertida durante as aulas de matemática: o “Futebol de tampinhas”.

Assim como propõe a atividade do livro de Matemática, os alunos trouxeram de suas casas tampinhas de garrafa PET e, no salão da escola, fizeram uma saudável competição em pequenos grupos. Todas as crianças participaram e se envolveram no jogo.

Foram combinadas as regras da brincadeira. Cada ponto e acerto, foi uma conquista. Os alunos participaram com muito entusiasmo e vibraram a cada partida.

Também, foi trabalhada a questão ecológica da reciclagem das garrafas e tampinhas. O PET é um material termoplástico utilizado na fabricação de embalagens, especialmente de garrafas plásticas. Apesar de causar grande impacto ao meio ambiente, assim como qualquer outro plástico, o PET é 100% reciclável.

Essa atividade possibilitou aos alunos:

• Trabalhar lateralidade e coordenação motora fina.
  • Realizar contagens e comparar quantidades.
  • Produzir registros numéricos.
  • Localizar-se espacialmente em relação a objetos e pessoas.
  • Respeitar as regras do jogo.
  • Lidar com o ganhar e o perder.
  • Controle de força e direção.
  • Atenção e concentração.
  • Reciclagem e sustentabilidade.

Foram momentos de muita aprendizagem e diversão!

• .