Estudo do Meio: Toca da Raposa

Em continuidade às atividades complementares, durante o mês de abril, os alunos dos 1os aos 4os anos do Ensino Fundamental participaram de Estudos dos Meio na “Toca da Raposa”, localizada na cidade de Juquitiba.

Na Toca da Raposa, foi oportunizado o encontro entre nossos alunos e os povos indígenas, em especial os do Alto Xingu, visando o compartilhamento de seus conhecimentos, cultura e hábitos.

A programação tornou acessível algumas das mais expressivas manifestações, reforçando o valor da Cultura Indígena. Nossos alunos assistiram à apresentação dos indígenas pintados e adornados, danças e cantos (Taquera, Tawaruanã, Ahasa e Duhe), rituais (Kuarup e Jawari), demonstração da luta UKA-UKA, e de objetos como arco e flecha.

O projeto é realizado pela Toca da Raposa desde 1995, e tem como objetivo a difusão dessa riqueza cultural gerando recursos para a seu auto sustentação através da venda do artesanato, permitindo assim que o índio viva em sua comunidade preservando sua identidade e sua cultura.

“O índio só pode sobreviver dentro de sua própria cultura, pois o que proporciona a coesão entre os membros da tribo é o seu comportamento na aldeia. Este é o seu mundo religioso, mítico e mágico.  No momento em que o índio não crê mais nisso, deixa de ter motivação para a sua sobrevivência; esfacela-se como povo e desaparece”.  (Orlando Villas Boas)