Depoimento Márcio Cintra

"Sou Márcio Cintra, tenho 22 anos e sou ex-aluno do Colégio Benjamin Constant.

Minha formação foi praticamente inteira no Benjamin. Estudei no CBC desde o prézinho até o 3o ano do ensino médio, tive muitos amigos, aulas com diversos professores e muitas experiências.

No colégio, o alemão é muito forte, tanto no idioma, que temos a oportunidade de aprender, quanto na cultura, como por exemplo na festa alemã que acontece todos os anos.

Eu estudei o idioma alemão por todos os anos que estive no colégio, e todas as aulas que eu tive, com os diversos professores, e os diversos certificados que eu conquistei, me ajudaram muito na minha formação e me diferenciam muito no mercado de trabalho.

Além disso, em 2018, eu, meu irmão e outros colegas fizemos um intercâmbio de um mês para a Alemanha, que é uma oportunidade que temos no colégio para conhecer esse país incrível e sua cultura, e estudar alemão com professores nativos no idioma no Instituto Edward-von-Hallberger na cidade de Freudenstadt.

Também me lembro muito das atividades extra-curriculares que eu fiz no colégio, como judô, natação, futebol e música. Todas foram importantes pra mim, mas a música com certeza foi uma das que mais me marcou. Eu estudei música por muitos anos com a professora Darcy Weiss, que Deus a tenha, que era conhecida por todos como Frau Weiss, em alemão.

A formação musical que eu tive com ela me abriu muitas portas para explorar qualquer estilo musical, de música popular a música erudita. Ela conseguia organizar tanto recitais de piano para os alunos quanto apresentações em formato de banda, e isso com certeza contribuiu para nos tornarmos mais ecléticos, para termos mais gosto por música, e principalmente para vencermos medo de se apresentar em público.

Não posso deixar de comentar também sobre os professores que eu tive que foram incríveis, desde a educação infantil até o ensino médio. As aulas de exatas que eu tive, com o professor Fernando de matemática, com o professor Waldir de física e muiitos outros, contribuíram muito para minha escolha de carreira.

E é muito bom perceber também como toda essa minha formação no colégio foi importante, porque em todos os lugares que eu frequentei depois do Benjamin, eu percebi como esses conhecimentos e experiências me diferenciavam bastante dos demais.

Em 2020, eu entrei no Bacharelado de Sistemas de Informação da FIAP, Faculdade de Informática e Administração Paulista, e apesar das dificuldades apresentadas na pandemia, consegui seguir com os estudos.

Nesse período, fiz um estágio em uma fin tech importante da Faria Lima, onde eu consegui evoluir muito, e no ano passado consegui me formar bacharel. Já nesse ano de 2024 entrei em uma pós-graduação em Arquitetura de Software da FIAP com a Alura, e não pretendo parar de trabalhar e estudar tão cedo.

E pra terminar, me lembro no dia da minha colação do ensino médio no Benjamin, o professor Waldir, o paraninfo daquele ano, me disse uma coisa que me marcou muito, que o que eu quisesse fazer da vida eu iria conseguir. Isso para mim foi um rito de passagem para o mundo real, um mundo de responsabilidades e do mercado de trabalho, onde também é importante lembrarmos de não desistirmos dos nossos sonhos.

Por tudo isso sou muito grato ao Colégio Benjamin Constant!"