Debate sobre ocupação e comercialização de corpos celestes

Dentro das aulas de Geografia, os alunos das primeiras séries do Ensino Médio estão estudando Astronomia e suas relações com a sociedade. Um dos tópicos importantes envolve a exploração econômica dos corpos celestes, como o comércio de propriedades fora da Terra.

Para melhor apreciar o assunto, os alunos debateram a legalidade da compra e venda de propriedades lunares, com base no Tratado da Lua e envolvendo casos reais de compra e venda. Além disso, atualmente há sites que permitem a compra de estrelas, embora isto não tenha efeito prático e funcione apenas como um souvenir.

Por fim, os alunos debateram o tema, desenvolvendo habilidades importantes, usando a leitura, a interpretação de leis, o trabalho em equipe e a construção da argumentação, além do respeito mútuo aos colegas e às regras de um debate organizado.

• Debate 1