Confecção de Chocalhos

Durante as aulas de Ciência, os alunos dos 3os anos do Ensino Fundamental produziram lindos chocalhos com potes de iogurte de diversos tamanhos e formatos, e grãos (de arroz, feijão e canjica). Soltando a imaginação, cada aluno fez a sua própria decoração no potinho com diferentes materiais artísticos. Após prontos, os instrumentos foram utilizados em sala de aula, de forma lúdica, através de músicas e movimentos corporais, os alunos puderam perceber a correlação entre o corpo e a sonorização emitida pelos diferentes sons dos chocalhos.

Os instrumentos foram usados ​​na sala de aula de forma lúdica com música e movimentos corporais, fazendo a transpiração entre o corpo e a sonorização privativa pelos diferentes sons dos chocalhos.

Um dos aspectos relevantes dos brinquedos pedagógicos criados na sala de aula é a sua gratuidade. Na sua construção de brincadeira livre e espontânea, a criança chega a alcançar um nível de participação, uma profundidade que a enriquece na medida em que aumenta sua capacidade de engajamento, graças ao livre exercício e à concentração da atenção.

Também incentivamos, orientamos e incentivamos com os alunos questões ambientais, de sustentabilidade e de reciclagem, como os 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Desta forma, seguindo esses três passos principais, com certeza, o nosso meio ambiente ficará mais limpo e preservado, pois a geração de lixo pela sociedade será menor.

A atividade propõe alguns objetivos para os alunos:

- A percepção de diferentes tipos de sons, origens, e o reconhecimento dos instrumentos musicais como fontes sonoras.

- Favorecer a identificação e reconhecimento dos filhos do ambiente e a localização de objetos pelo som.

-Desenvolver a integração dos sentidos: visão, tato, audição.

- Aprimorar as indicações auditivas e rítmicas.

- Trabalhar o aproveitamento de materiais recicláveis ​​desenvolvendo a criatividade.

- Promover a sustentabilidade ambiental, diminuir o lixo e preservar os recursos naturais.

- Brincar com o chocalho.

• .