Comemoração Mês das Mulheres

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. Simboliza a luta histórica das mulheres para terem os mesmos direitos dos homens e respeito, contra o machismo e violência.

Os terceiros anos do ensino fundamental assistiram a uma apresentação explicativa sobre as origens e significados dessa importante data e, posteriormente, realizaram pesquisas e lindos trabalhos em grupo com o objetivo de homenagear, conhecer e divulgar a história de Mulheres Brasileiras que realizaram importantes contribuições para a sociedade. A valorização da mulher e o respeito foram fortemente enfatizados nesse projeto.

Os quartos anos iniciaram as atividades do Projeto “Todo dia é dia da mulher” com uma conversa sobre a história desse dia, as conquistas sociais, econômicas, políticas e culturais das mulheres. Num segundo momento, cada criança escolheu uma mulher do seu convívio para homenagear com a produção de um acróstico carinhoso e a elaboração de frases formando um Jornal da Turma que foi entregue no dia 8/3. As atividades sobre esse assunto continuarão ao longo do ano, no momento estamos realizando a pesquisa sobre mulheres que fizeram história e em breve teremos novidades.

Os quintos anos receberam uma apostila que conta a história das lutas femininas e das suas conquistas. Para iniciar, os alunos ouviram a música Maria, Maria de Milton Nascimento e Fernando Brandt e desenharam essa mulher forte retratada na canção. Posteriormente, continuarão conhecendo mais mulheres importantes da realidade brasileira.

Além disso, os alunos ainda farão uma pesquisa sobre mulheres que os inspiram para a confecção de cartazes.

• .