Skip to main content

5 Campos de Experiência na Educação Infantil Particular

Saiba Como Nosso Colégio Promove o Desenvolvimento Através dos Campos de Experiência da BNCC

A Educação Infantil é a base fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Nessa etapa, são trabalhados aspectos essenciais que vão além da aquisição de conhecimentos pré-determinados, abrangendo também o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo. Em um contexto particular, as escolas têm a possibilidade de oferecer recursos diferenciados e propostas pedagógicas que atendam às necessidades individuais de cada criança, sem perder de vista os objetivos gerais estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O foco nos Campos de Experiência da BNCC para a Educação Infantil é uma forma de garantir que os processos de ensino-aprendizagem estejam alinhados às necessidades das crianças em suas diferentes fases. Essa abordagem permite que a educação seja significativa, considerando as interações, as vivências e o potencial de cada criança. A seguir, exploraremos os conteúdos da Educação Infantil e detalharemos como os cinco Campos de Experiência são trabalhados em nosso Colégio.

banner_cta_campos_de_experiencia_educacao_infantil.jpg

Quais os conteúdos da Educação Infantil?

Na educação infantil, os conteúdos não são organizados de forma tradicional, como disciplinas ou matérias específicas, mas sim como experiências e situações significativas que promovem o desenvolvimento integral da criança. Entre os principais objetivos dessa etapa, estão

  • O desenvolvimento das habilidades motoras
  • A promoção da linguagem
  • A estimulação da criatividade
  • O fortalecimento da convivência em grupo
  • A construção da identidade e autonomia.

O Colégio Benjamin Constant complementa as diretrizes da BNCC com conteúdos e práticas pedagógicas adicionais, como a inclusão de aulas de música, idiomas estrangeiros, tecnologia educacional e projetos culturais. Isso proporciona uma experiência diversificada e ampla, permitindo que as crianças explorem diferentes formas de expressão e conhecimento, preparando-as para os desafios futuros de maneira lúdica e significativa.

Ainda, a Educação Infantil também busca estabelecer uma conexão entre as experiências vividas pela criança no ambiente escolar e em sua rotina fora da escola. Assim, os conteúdos são apresentados de forma integrada, envolvendo atividades que estimulem tanto o raciocínio lógico quanto a criatividade. Por exemplo, projetos interdisciplinares podem abordar temas como o meio ambiente, saúde e cultura, promovendo o aprendizado de forma contextualizada e prazerosa.

Outro aspecto importante é a valorização do brincar como estratégia central para o aprendizado. O brincar permite que a criança desenvolva a imaginação, a autonomia e a capacidade de resolver problemas. Brincadeiras ao ar livre, jogos simbólicos e atividades que envolvam cooperação são exemplos de práticas que enriquecem o aprendizado e contribuem para a formação de vínculos entre as crianças e o mundo ao seu redor. 

Todo esse processo de ensino-aprendizagem é integrado com as áreas propostas pela BNCC.

Quais são as 5 áreas da BNCC?

A BNCC organiza a educação infantil em cinco grandes áreas de aprendizado, que são voltadas para o desenvolvimento motor, exploração do espaço e expressões corporais; expressão artística e estímulo à criatividade. Ainda, dentro destas cinco áreas é trabalhada a linguagem oral e escrita, além de promover a escuta ativa.

Esse conjunto de áreas está intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento global da criança, abrangendo aspectos que vão desde a capacidade de se comunicar ativamente, passando pelo entendimento e representação do mundo ao seu redor, até a vivência de experiências que favorecem a compreensão das relações interpessoais. 

Essas áreas são trabalhadas de forma integrada, respeitando a faixa etária e as especificidades de cada criança. Essa integração não apenas promove uma aprendizagem mais significativa, mas também possibilita que a criança construa seu conhecimento de maneira ativa, conectando os diferentes aspectos do seu desenvolvimento em um todo coeso.

Quais são os Campos de Experiência?

Os Campos de Experiência, conforme definidos pela BNCC e mencionados anteriormente são divididos em 5 importantes eixos: 

1) O Eu, o Outro e o Nós

Esse campo promove a construção da identidade e da convivência social. As crianças são estimuladas a reconhecer suas próprias emoções, compreender as diferenças e valorizar a diversidade. As práticas podem incluir dinâmicas de grupo, rodas de conversa e atividades que promovam empatia e respeito.

2) Corpo, Gestos e Movimentos

Focado no desenvolvimento motor e na expressão corporal, esse campo inclui atividades físicas, brincadeiras, dança e jogos. As crianças aprendem a explorar o espaço, coordenar movimentos e desenvolver a consciência corporal.

3) Traços, Sons, Cores e Formas

Esse campo enfatiza a expressão artística e criativa, permitindo que as crianças explorem diferentes materiais, texturas e técnicas. A proposta inclui atividades como pintura, desenho, música e modelagem, promovendo a experimentação e o desenvolvimento da sensibilidade estética.

4) Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Aqui, o foco está no desenvolvimento da linguagem, tanto oral quanto escrita. A leitura de histórias, a dramatização e os jogos de linguagem estimulam a comunicação e o pensamento crítico. Também se destaca a ampliação do repertório linguístico e a valorização da escuta ativa.

5) Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Esse campo está relacionado à compreensão do mundo ao redor, com ênfase em conceitos matemáticos, exploração do meio ambiente e vivência de experiências que estimulem o raciocínio lógico. Atividades como exploração de mapas, construção de maquetes e resolução de problemas são exemplos práticos.

agendar visita 3

Conclusão

A Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças, e os Campos de Experiência da BNCC são um guia valioso para garantir que todas as áreas do desenvolvimento sejam contempladas. Em nosso Colégio, as possibilidades de recursos adicionais permitem que essas experiências sejam ainda mais ricas e diversificadas.

Por meio de práticas pedagógicas que valorizam a criatividade, a ludicidade e a individualidade, é possível construir uma base sólida para o aprendizado futuro. Dessa forma, as crianças não apenas desenvolvem suas habilidades cognitivas, mas também fortalecem sua autonomia, empatia e compreensão do mundo, preparando-se para os desafios da vida de maneira integral e significativa.

Se você busca por um Colégio que se preocupe com o desenvolvimento integral dos seus pequenos, entre em contato e agende uma visita.

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.