Caminhos do Saber: Entre o Passado e o Futuro

O artista João Cobra "Nove" desenvolveu uma obra para o nosso mural externo que conta um pouco, de forma conceitual, a história do Colégio Benjamin Constant e faz uma homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Além disso, a arte traz mais cor e vida ao bairro da Vila Mariana.

Leia a seguir o conteito da arte desenvolvida.

Conceito:

O projeto de arte mural para o Colégio Benjamin Constant é uma celebração da fusão entre a cultura brasileira e alemã, honrando os 200 anos da imigração alemã no Brasil e o novo prédio da escola. A obra retrata uma mulher sobre uma pilha de livros, simbolizando a base do conhecimento, cercada por plantas coloridas que representam a diversidade e união entre as duas culturas. A luz que emana de um livro aberto simboliza o poder transformador do saber, enquanto o pássaro empolgado pousado em sua cabeça representa a conexão entre busca pelo conhecimento e liberdade de pensamento. A presença da ampulheta, que remete ao tempo, adiciona uma camada de significado, destacando a importância de valorizar o passado, viver o presente e construir o futuro.

Objetivo:

Este projeto tem como objetivo inspirar e estimular a reflexão sobre a relevância da educação, cultura e história na formação das pessoas. Através da arte, buscamos promover o orgulho pela diversidade cultural presente no Colégio Benjamin Constant, incentivando o respeito às origens e contribuições de diferentes povos para a sociedade.

Criatividade:

A criatividade deste projeto se destaca pela harmoniosa combinação de elementos simbólicos que representam tanto a história da imigração alemã no Brasil quanto o futuro simbolizado pela construção do novo prédio escolar. A reinterpretação das linhas geométricas das bandeiras do Brasil e da Alemanha de forma abstrata e gráfica traz um toque contemporâneo e inovador à obra, refletindo a evolução e integração cultural ao longo do tempo. A escolha das plantas tropicais sul-americanas com as cores da bandeira alemã e das plantas originárias da Alemanha demonstra uma fusão única entre os dois universos botânicos, reforçando a mensagem de união e diversidade presentes no Colégio Benjamin Constant.

Instagram do João Cobra: @digitalorganico