Skip to main content

BNCC Educação Infantil na Rede Particular: Como funciona?

As Diretrizes da BNCC São As Mesmas Para a Rede Particular? Descubra Como Aplicamos em Nosso Colégio

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para o Ensino em todas as etapas da Educação Básica no Brasil.

Na educação infantil, a BNCC desempenha um papel crucial ao definir princípios, direitos de aprendizagem e desenvolvimento que guiam tanto instituições públicas quanto particulares. Essa normatização é essencial para garantir uma formação integral e equitativa para todas as crianças, independentemente da rede de ensino.

Na rede particular, a implementação da BNCC na educação infantil tem características específicas. As escolas particulares possuem maior flexibilidade de recursos, o que muitas vezes lhes permite incorporar metodologias inovadoras e personalizadas. No entanto, isso não as exime de seguir os critérios e objetivos estabelecidos pela BNCC. 

O que diz a BNCC na Educação Infantil?

A BNCC define a Educação Infantil como a etapa que compreende o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos, organizando-se em dois segmentos: de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos. Esse período não é apenas preparatório para o Ensino Fundamental, mas também essencial para promover a formação social, emocional e cognitiva da criança. O documento valoriza a brincadeira, a interação e as experiências diversificadas como formas fundamentais de aprendizagem.

Ainda, a BNCC orienta que a Educação Infantil deve respeitar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, divididos em seis dimensões: 

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

Esses direitos estruturam o trabalho pedagógico, incentivando práticas que promovam a autonomia, a curiosidade e a capacidade de resolver problemas. Assim, o foco da BNCC na Educação Infantil vai além da transmissão de conteúdos, priorizando a formação integral e o respeito às especificidades de cada criança.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

A BNCC estrutura a Educação Infantil em torno dos campos de experiências, também conhecidos como eixos norteadores, que são áreas de aprendizagem fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Cada um desses eixos foi concebido para proporcionar um ambiente pedagógico rico em estímulos e oportunidades de interação, com o intuito de promover o desenvolvimento integral das crianças em aspectos cognitivos, emocionais, físicos e sociais.

Esses campos de experiências não são abordados de maneira isolada, mas sim de forma integrada, permitindo que as crianças vivenciem diferentes dimensões de aprendizagem que se inter-relacionam entre si. O conceito por trás dessa organização é que as diversas formas de aprender estão conectadas, e o desenvolvimento de uma habilidade pode envolver várias áreas ao mesmo tempo.

Por exemplo, o campo que incentiva a exploração do ambiente está diretamente relacionado ao campo que fomenta a expressão artística, já que as descobertas feitas pelas crianças ao seu redor podem ser transformadas em expressões criativas. Dessa maneira, a BNCC busca garantir que todas as áreas do desenvolvimento infantil sejam contempladas de maneira harmoniosa, respeitando a curiosidade natural e o prazer das crianças em aprender por meio de experiências significativas e prazerosas.

Qual é o principal objetivo da Educação Infantil?

O principal objetivo da Educação Infantil, segundo a BNCC, é promover o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico, social, emocional e cognitivo, em um ambiente que respeite suas particularidades e experiências de vida.

A ideia é que as crianças sejam estimuladas a desenvolver habilidades essenciais para sua formação como indivíduos críticos, criativos e autônomos.

Ainda, a Educação Infantil em um Colégio de Qualidade busca garantir que as crianças tenham acesso a vivências que reforcem sua autoestima, capacidade de interação social e senso de pertencimento. Esse objetivo é alcançado por meio de práticas pedagógicas que valorizem a brincadeira como eixo central, pois é na interação lúdica que a criança aprende sobre si mesma e o mundo ao seu redor.

Assim, a Educação Infantil é vista como uma etapa de construção de bases sólidas para a continuidade da trajetória escolar e da vida.

Como Funciona a BNCC na Educação Particular Infantil?

Na rede particular, a implementação da BNCC exige tanto comprometimento com as diretrizes gerais quanto flexibilidade para atender às demandas de um público diversificado.

As escolas particulares costumam ter acesso a recursos que permitem personalizar suas práticas pedagógicas, mas devem seguir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pelo documento. Isso significa que, independentemente das metodologias adotadas, as crianças precisam ter garantidos os direitos de conviver, brincar, explorar, participar, expressar e conhecer-se.

Outra característica da aplicação da BNCC na rede particular é a possibilidade de integrar projetos diferenciados, como o uso da tecnologia, bilinguismo e práticas culturais diversas.

Ainda assim, é imprescindível que essas iniciativas sejam fundamentadas nos eixos e campos de experiências propostos pela BNCC. Esse alinhamento garante que, mesmo com abordagens distintas, todas as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade que respeite suas fases de desenvolvimento e potencialidades.

agendar visita 3

Conclusão

A BNCC desempenha um papel essencial na Educação Infantil ao oferecer diretrizes que visam à formação integral das crianças, respeitando suas especificidades e valorizando práticas pedagógicas baseadas na brincadeira e na interação.

Na rede particular, a implementação do documento apresenta outras oportunidades, permitindo inovações sem perder o foco nos objetivos fundamentais da educação infantil.

Ao cumprir as orientações da BNCC, as escolas particulares contribuem para a construção de um sistema educacional mais equitativo e inclusivo.

Essa etapa da educação é fundamental para o desenvolvimento das competências que as crianças levarão para toda a vida, e é por meio do trabalho conjunto entre educadores, famílias e gestores que a Educação Infantil pode cumprir seu papel de forma plena e eficaz.

Se você busca por um Colégio que se preocupe com o desenvolvimento integral dos seus pequenos, entre em contato e agende uma visita.

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.