Atividade da Consciência Negra
No mês de novembro, em homenagem ao dia da Consciência Negra (20/11), os alunos dos 3°anos ajudaram a decorar um mural com o rosto de uma menina negra e seu cabelo Black Power, que foi feito com rolinhos de papel higiênico pintados de preto. Com a intenção de promover a valorização da diversidade, a compreensão de que a beleza vem em todas as formas e cores, o combate ao preconceito relacionado ao cabelo crespo e à cor da pele.
O cabelo representa muito mais que um estilo para negros e negras. Ele é um símbolo poderoso de identidade, resistência, empoderamento e liberdade. No nosso projeto foram incluídos os livros Toinhoinhóins, que conta a história de uma menina negra que adora o seu cabelo com cachinhos e Sulwe uma menina que se sente diferente das outras crianças por ter a pele escura. O livro transmite uma mensagem forte sobre a importância de amar a si mesmo, independentemente da cor da pele ou de qualquer outra característica física.
Os alunos também realizaram uma pesquisa em grupos, do livro de Português, sobre alguns países Africanos. Eles confeccionaram lindos cartazes e puderam aprender sobre esse Continente que é riquíssimo em diversidade cultural.