Skip to main content

Entre a Palavra e o Ato: Escondendo Edith e a Coragem de Intervir na História


O projeto realizado com os 7º anos nasceu da integração entre História e Língua Portuguesa a partir da leitura do livro Escondendo Edith, de Kathy Kacer. A obra, baseada em uma história real, narra a trajetória de Edith Schwalb, uma menina judia que precisou se esconder durante a Segunda Guerra Mundial. A leitura despertou reflexões sobre coragem, medo e responsabilidade diante da injustiça.

Durante o percurso, os alunos foram convidados a pensar nos conceitos de Bystander (quem observa e se cala) e Upstander (quem escolhe agir). A discussão ultrapassou o contexto do Holocausto e alcançou o presente, questionando de que forma, hoje, continuamos sendo espectadores ou protagonistas diante de situações de violência, preconceito ou exclusão.

Como culminância, os estudantes criaram peças teatrais autorais, inspiradas nos personagens e dilemas do livro. No palco, deram vida às tensões entre o medo e a solidariedade, o silêncio e a ação. O teatro se tornou um espaço de reflexão ética, em que a empatia se transformou em gesto, voz e presença.

Mais do que um exercício artístico, o projeto Escondendo Edith foi uma experiência de memória e cidadania. Ao reler o passado e interpretá-lo no presente, os alunos compreenderam que a história é feita de escolhas, e que cada um pode decidir se será apenas espectador ou alguém que escolhe intervir no rumo do mundo.

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.