Projeto da Tia Ciata
A partir da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, os alunos da 3ª série do Ensino Médio desenvolveram um projeto especial: a produção de histórias em quadrinhos sobre a trajetória de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, figura essencial na história do samba e da cultura afro-brasileira.
Considerada a mais famosa das "tias baianas", Tia Ciata teve um papel decisivo no surgimento do samba no Rio de Janeiro, entre o final do século XIX e o início do século XX. Sacerdotisa do candomblé, referência na culinária e articuladora cultural nas comunidades cariocas, sua vida é símbolo de resistência, identidade e legado.
A atividade foi inspirada nos episódios do podcast Sambas Contados, apresentado por Emicida, que convida o público a mergulhar nas histórias que compõem o universo do samba, suas raízes e seus protagonistas.
O projeto foi orientado pelo professor Eduardo Salles Ulian, das disciplinas de Sociologia e Filosofia, e promoveu reflexões profundas sobre cultura, ancestralidade e representatividade. Uma produção criativa e crítica que reafirma a importância de reconhecer e valorizar as contribuições da população negra para a história do Brasil.