3º Encontro da Organização das Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão

Nosso Diretor Pedagógico, Eduardo Alcober, a Coordenadora de Alemão, Raquel Fernandes e o Presidente da Associação Escolar Benjamin Constant, Peter Neufeld, participaram, em maio, do 3º Encontro da Organização das Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão, em Joinville.

O evento reuniu 49 líderes de 17 instituições de diversos Estados brasileiros e foi promovido pela Organização das Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão (OEBEA), fundada em 2019, que tem como um dos seus principais objetivos a cooperação entre as escolas.

Esse ano, entre os temas discutidos destacamos a formação de novos professores de alemão e o uso da inteligência artificial nas escolas.

O ensino de idiomas é um dos grandes diferenciais do Colégio Benjamin Constant, em especial o Alemão. Cerca de 130 milhões de pessoas do mundo todo falam alemão como língua materna. No Brasil, milhares de pessoas também falam o idioma.

O Colégio Benjamin Constant orgulha-se em ser centro autorizado de aplicação dos exames de proficiência em Língua Alemã, supervisionado pelo Departamento Central do Governo Alemão para o Ensino no Exterior (ZfA). Como centro de autorizado, nossos alunos podem obter o Deutsches Sprachdiplom (DSD), um diploma de proficiência emitido pela Conferência dos Ministros da Educação e Cultura da Alemanha.

Com o diploma, os alunos têm diversas oportunidades, como frequentar o Studienkolleg que abre portas para o ensino superior na Alemanha, além de ser um diferencial no currículo, possibilitando mais oportunidades no mercado de trabalho. Os exames são aplicados por nível de competência linguística seguindo os padrões do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR) e avaliam a compreensão de texto e auditiva, redação e oralidade.  As provas de níveis A2 /B1 e B2/C1 são subsidiadas pelo Governo da República Federal da Alemanha e têm validade indeterminada.